A definição do Joanete, ou Hálux Valgo, é o desvio lateral (para fora ou em valgo) do dedão do pé, acompanhado de um desvio medial (para dentro) do osso metatarso. É uma deformidade complexa que gera um abaulamento medial doloroso, o que acaba atritando com os calçados e inflamando a região.
É uma deformidade progressiva, e atualmente a única forma de corrigi-la é através de cirurgia.
A Tendinopatia do Tendão de Aquiles, é uma doença neste tendão, que fica na parte posterior do tornozelo. Ela pode ser causada por diversos fatores como uso excessivo, sobrepeso, alterações da pisada, entre outros. Essa doença pode levar a dor, aumento de volume do tendão e limitação das atividades físicas.
Deformidade de Haglund é uma protuberância óssea localizada na parte de trás do calcanhar, que clinicamente se manifesta com dor e abaulamento local. Esse abaulamento pode causar atrito com o Tendão de Aquiles, gerando uma inflamação local. O tratamento pode variar desde fisioterapia e adequação de calçados, até o procedimento cirúrgico para retirada da deformidade.
A Fascite plantar é uma doença que acomete a Fascia Plantar, um tecido fibroso que se estende do calcanhar até os dedos na sola do pé. Tem como principal sintoma a dor no calcanhar, principalmente na primeira pisada da manhã. O tratamento inicial é com exercícios de alongamento e fisioterapia, nos casos refratários podem ser realizadas infiltrações guiadas por Ultrassom ou cirurgia.
A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns, principalmente em praticantes de atividades físicas. Muitas vezes a entorse pode causar lesões ligamentares no tornozelo, e se não tratadas de maneira correta, podem evoluir para uma instabilidade crônica. O tratamento pode variar desde fisioterapia e exercícios de fortalecimento, até cirurgia para casos refratários.
Neuroma de Morton é uma doença causada pelo espessamento de um nervo localizado no pé, mais comumente entre o 3º e 4º dedos. Esse espessamento pode ser causado pela compressão e irritação do nervo. Os principais sintomas são dor, queimação, dormência, e formigamento na sola do pé e dedos. O tratamento pode ser feito com palmilhas, adequação dos calçados, fisioterapia e infiltração guiada por ultrassom. Nos casos de falha do tratamento, o tratamento cirúrgico será indicado.
As fraturas do pé e tornozelo estão entre as mais frequentes, e muitas vezes são causadas por traumas leves, como a entorse de tornozelo. O médico especialista sempre deve ser consultado para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico para fixação da fratura, ou conservador com imobilização.
Dr. Luis Felipe Padilha é natural de Niterói-RJ. Optou por tornar-se médico e foi aprovado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde concluiu sua graduação em Medicina.
Ainda durante o curso de medicina, sempre foi adepto da prática de atividades desportivas e, desde então, surgiu o interesse pelas doenças ortopédicas. Acompanhou renomados serviços de ortopedia de sua região e, nos últimos anos de sua formação, estagiou no Departamento Médico do Clube de Regatas do Flamengo, onde teve a oportunidade de tratar atletas de alto rendimento. Estava decidido: se tornaria Ortopedista e Traumatologista.
Mudou-se para São Paulo onde cursou residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Ipiranga. Ainda na cidade de São Paulo, teve a oportunidade de aprender e participar de diversas cirurgias dos mais altos níveis de complexidade junto aos maiores nomes da Ortopedia do Brasil.
Retornou à cidade do Rio de Janeiro, onde realizou a Especialização em cirurgia do pé e tornozelo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Entusiasmado a trazer todo o aprendizado para sua cidade natal, Dr. Luis Felipe Padilha retorna para Niterói, onde atende em seu consultório as diversas patologias da Ortopedia e pé e tornozelo.
Pronto para dar o próximo passo? Entre em contato e tire suas dúvidas.
Trato lesões e deformidades ortopédicas com ênfase em pé e tornozelo.